terça-feira, 31 de maio de 2011

SEMINÁRIO: Liberdade para brincar e construir o conhecimento.

Nos dias 19 e 20 de maio no Centro de Convenções da UNICAMP, vinte e cinco coordenadores da Educação Infantil do município participaram do Seminário: Liberdade para brincar e construir o conhecimento: uma perspectiva construtiva para a Educação Infantil. Com o objetivo de enriquecer o trabalho desenvolvido na formação de professores de Educação Infantil, esse Seminário enfatizou a importância do ato de brincar a partir de vivências de crianças de 3 a 6 anos, que ao atuar sobre os objetos, realizam abstração e observam reações, o que leva à construção do conhecimento. O evento contou com a presença das pesquisadoras do norte de Iowa (EUA), Rheta Devries e Christina Sales, que com base no Construtivismo Piagetiano, apresentaram resultados de pesquisas realizadas com crianças em idade pré-escolar. Os estudos pautaram-se no ambiente sociomoral cooperativo como facilitadores do desenvolvimento moral das crianças e também nos desafios propostos com a finalidade das crianças desenvolverem seus conhecimentos acerca dos conceitos de conhecimento físico e lógico-matemático através de atividades com rampas e blocos. As reflexões propostas possibilitaram novos olhares para as atividades desenvolvidas com as crianças e reafirmaram pontos já esquecidos.

Visitantes internacionais prestigiam Educação de Leme

No dia 17/05, fomos agraciados com a visita de ilustres conferencistas e pesquisadoras da Universidade de Iowa nos Estados Unidos. Trata-se das professoras Rheta Devries e Christina Sales que desenvolveram pesquisas com crianças de educação Infantil na área da moralidade e do conhecimento lógico-matemático (conceitos geométricos e numéricos). Ambas também são autoras de livros que enfatizam os aspectos relacionados com o desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático. As pesquisadoras visitaram o Recanto Infantil Madre Eduarda Schaffers da Rede Municipal, que atende crianças de 2 a 6 anos. Elas visitaram algumas salas, onde as crianças desenvolviam atividades diversificadas, e ainda aproveitaram a oportunidade para realizar intervenções e observar o desempenho das crianças. O município sentiu-se honrado em receber profissionais com tal experiência e agradece o reconhecimento e valorização apresentados por essas pesquisadoras.

CÉSAR NUNES FAZ PALESTRA PARA OS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO INFANTIL DE LEME

Dando início aos encontros de Socialização de Professores da Educação Infantil deste ano, no dia 26/04,contamos com a presença do Professor Doutor César Nunes proferindo a palestra: Matrizes históricas e diretrizes atuais emancipatórias da Educação Infantil. O palestrante habilmente traçou um histórico da Educação Brasileira até nossos dias, focalizando a Educação da Primeira Infância. Além de sensibilizar os presentes, o professor César enfatizou a importância dos anos iniciais da educação, do professor como mediador e modelo de vida para essas crianças e da função humanizadora da educação. A emoção tomou conta dos participantes que se identificaram com as histórias de vida relatadas, as quais mais uma vez, enalteceram esse profissional- o professor- hoje tanto desvalorizado pela sociedade.

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Vagas Creches Municipais

Acesse aqui a planilha com as vagas oferecidas nas creches municipais no mês de Maio/2011.